Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 1.9/5 (43 votos)



ONLINE
1


Partilhe esta Página



Total de visitas: 2751
Jacarepaguá
Jacarepaguá

bairro do Jacarepaguá

Jacarepaguá é um bairro de classe média da Zona Oeste do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se na Baixada de Jacarepaguá, entre o Maciço da Tijuca e a Serra da Pedra Branca.

No entanto, é um bairro em processo de desmembramento, pois importantes áreas do que sempre se entendeu historicamente como a parte principal de Jacarepaguá, com o tempo foram se desmembrando e tornando-se bairros próprios, como é o caso dos bairros Anil, Curicica, Cidade de Deus, Freguesia, Gardênia Azul, Pechincha, Praça Seca, Tanque e Taquara, que junto com Vila Valqueire e o próprio Jacarepaguá, fazem parte da XVI Região Administrativa (R.A.) - Jacarepaguá - do município do Rio de Janeiro.

O que restou do antigo bairro de Jacarepaguá hoje são inúmeras localidades com nomenclaturas próprias, em geral loteamentos ainda recentes e que não foram ainda oficializados como bairros pela prefeitura, além da área onde está o Autódromo e o Riocentro.

 

Atrações em Jacarepaguá

Circuito das águas (PEPB) Núcleo Camorim

O Núcleo Camorim, por ser um local rico em mananciais, tornou-se famoso por seu potencial hídrico. Lá, também foram realizadas obras de infraestrutura e recuperação paisagística. Em seis de dezembro de 2002 foi inaugurado o novo prédio para abrigar a subsede do Parque e foram criadas áreas de lazer. O local recebeu sinalização interpretativa do sistema de captação e tratamento de água, recuperação paisagística e sinalização direcional.

Temas como: a poluição e a escassez das águas; a importância ecológica e econômica de um rio; a história das águas no parque e suas estações de captação podem ser abordados nesta Trilha.

O Circuito das Águas é um complexo de atrações como cachoeiras, açude e represas. O tempo médio da caminhada é de 20 minutos, numa extensão de 250km e com baixo nível de dificuldade.

 

 

- Pedra do Quilombo (PEPB) Núcleo Pau da Fome


Situado a767 metrosde altitude, esta caminhada tem início na sede principal do Parque Estadual da Pedra Branca na (Taquara). A caminhada começa leve, passando perto de córregos e antigas posses, onde até hoje é feita agricultura em pequena escala, como plantações de bananas, aipim e caqui. Após passar por um bananal, a trilha começa a entrar na mata, tornando-se mais inclinada, até chegar próxima ao cume onde há um pequeno trecho de escalaminhada (pequeno trecho que une escalada com caminhada) e necessidade de corda, para servir de corrimão. Trilha muito prazerosa de ser feita, apreciada por trekkers (são pessoas que apreciam e adotam a caminhada de montanha como esporte).

É uma caminhada moderada, com alguns trechos mais pesados e muito bonita, que revela trechos importantes da história da Baixada de Jacarepaguá, na época do antigo Barão da Taquara.

Não é aconselhável ir sozinho nestas caminhadas.