Translate this Page

Rating: 1.9/5 (44 votos)



ONLINE
1


Partilhe esta Página



Total de visitas: 2753
Barra da Tijuca
Barra da Tijuca

Barra da Tijuca, conhecida popularmente como Barra, é um bairro nobre na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Seus habitantes fazem parte da classe média alta.

É um dos bairros que mais cresceram no Rio de Janeiro nos últimos tempos (de área praticamente desabitada na década de 1960, passou para 24 126 habitantes em 1980, 63 492 habitantes em 1991, 92 233 habitantes em 2000 e para 135 924 habitantes em 2010) e, atualmente, é considerado um centro gastronômico e de entretenimento da capital estadual. Tem sido alvo da migração de outros bairros da cidade. Estima-se que a população da Barra irá dobrar até 2020.

 

O que fazer

Em boa parte das cidades grandes, o turismo se concentra na contemplação de monumentos históricos, visita a alguns jardins e vida noturna agitada, mas neste bairro você desfruta do melhor que a vida natural e urbana pode oferecer.

Cercado pelo Oceano Atlântico, a Lagoa da Tijuca, a Lagoa de Jacarepaguá e a Lagoa de Marapendi, o bairro já nos dá uma pequena amostra de sua exuberância, contudo ainda há a beleza selvagem do Parque Ecológico de Marapendi, para preencher o nosso programa turístico.

A nossa primeira parada acontece na orla da Barra, um daqueles locais que os turistas se esquecem de visitar, pois focam apenas na praia de Ipanema, Copacabana e Leblon. Diferentemente destas praias, a Praia da Barra tem uma extensão enorme, com 10 km de areias fofas e claríssimas.

Praia da Barra – Foto: Shutterstock.com

Suas águas são esverdeadas e as ondas fortes não são muito indicadas para crianças, no entanto, os quiosques e a vista garantem um programa relaxante para qualquer turista.

O início da praia confunde-se com os limites da Praia do Pepê, a preferida dos praticantes de windsurf. Nesta área, famílias se aglomeram no solo dourado e curtem este local conhecido pela tranquilidade e beleza estonteante.

Há várias barracas e quiosques que vendem comidas muito boas e para você perder os quilinhos adquiridos, passeie pela orla da Praia do Pepê onde estão espalhadas quadras de vôlei, futevôlei e frescobol.

As praias da Barra são ladeadas por uma Reserva Ecológica e o cenário e os sons se misturam. As ondas quebram forte na Praia da Reserva, a mais selvagem da região. Protegida pela vegetação, a praia não é frequentada somente por aqueles que buscam bronzear o corpo: a maioria dos seus visitantes são pessoas em busca de diversão nas águas e a prática de bodyboard, surf e Stand Up Paddle (a mania da praia), é a escolha número um de turistas e moradores.

Queda d’água na reserva da Barra da Tijuca – Foto: Shutterstock.com

Outra opção para a tarde é passear pela ciclovia que passa dentro da floresta. No caminho, o barulho das ondas aos poucos vai se findando, dando vez aos sons da mata, onde pássaros e outros animais silvestres moram.

Para realmente conhecer a Reserva, dirija-se para a Avenida Balthazar da Silveira, e comece a desbravar as trilhas que dão de encontro a panoramas incríveis. As origens da Barra da Tijuca, um local onde havia apenas a restinga, estão conservadas ali e você poderá ver espécies como jacarés, lagartos e aves que fazem parte desta biosfera.

Para quem não tem muita experiência com trilhas, há guias que o acompanham e também é possível fazer piquenique nesta área abençoada pela natureza.

A natureza se mistura com a cidade na Barra – Foto: Shutterstock.com

As lagoas da Barra da Tijuca são vistas quando saímos da área selvagem e passamos a conhecer o outro lado do bairro. Os condomínios alinhados na orla dão espaço aos shoppings que também são uma escolha interessante na sua visita ao local.

Uma das lagoas da Barra – Foto: Shutterstock.com

Mesmo que você não curta shopping, procure fazer uma visitinha ao Barra Shopping. Anexado a ele está o New York City Center (NYCC), um espaço voltado exclusivamente para o entretenimento. Com uma Estátua da Liberdade dando as boas vindas, o NYCC conta com vários restaurantes, bares e cinemas.

Falando em gastronomia, a mescla de sabores vista aqui é incrível e não deixe de conferir, quando a noite cair, os botequins, como o Bom Sujeito, que tem shows ao vivo de samba e o Botequim São Nunca.

Para o giro cultural, a Barra da Tijuca nos dá excelentes programas. O Teatro dos Grandes Atores é singelo, mas conta com uma programação insuperável, já o Citibank Hall e o HSBC Arena, recebem shows e peças grandiosas, daquelas que contam com uma infra-estrutura de arena.

A Cidade das Artes, como o próprio nome já diz, é voltada para todos os tipos de cultura e nela há galeria de arte, cafeterias, salas de ensaio e um restaurante.

Como estamos no Rio de Janeiro, não poderíamos deixar de mencionar o funk, e para você curtir um batidão, conheça o Barra Show que também apresenta outros estilos musicais.

Se o seu estilo é o rock, saiba que você está no lugar certo. A Barra da Tijuca é a sede da Cidade do Rock, que recebe o Rock In Rio. Quando as guitarras não ecoam pelo parque, o local continua sendo uma boa opção para você desfrutar: conhecido como Parque dos Atletas, o espaço recebe outros eventos culturais.

Hotéis na Barra da Tijuca

Já pensou ficar hospedado neste excelente bairro, em um hotel luxuoso e pagando pouco? Através do nosso site você encontra diversas promoções de diária, como as oferecidas no Hotel Bourbon Rio de Janeiro e no Royalty Barra Hotel que estão com um preço especial para a semana do Rock in Rio.

Se a sua viagem não tem nada a ver com o festival de rock, que tal ficar próximo do mar? OHotel Praia Linda está em frente à Praia do Pepe e tem uma excelente infraestrutura.